Re: RAID via MDADM

Em 18 de agosto de 2011 16:39, carne_de_passaro
<carnedepassaro@gmail.com> escreveu:

> Ok, RAID 1 + nuvem. Imaginem uma situação simples: O cara ta lá em sua
> máquina, utilizando normalmente, aí perde conexão com a internet. Até aí
> normal, ele continua usando por algum motivo, MBTF, ou falha na proteção da
> rede elétrica (o que a Lei de Murphy permitir) queima os dois discos dele
> (considerando que ele tenha um RAID 1 com dois discos). Mas tudo bem, ele
> consegue um outro disco, coloca na máquina. Mas e pra restaurar o backup?
> Sem conexão com a internet ele não consegue, sem contar que quando ele
> conseguir vai consumir muita banda, vale a pena?

Ah, mas se for assim também posso invocar o Tio Murphy na história e
dizer que a tua fita pegou fogo ou mofou ou o primo drogado usou pra
fazer chá de fita. =p

A vantagem da nuvem é que se isso realmente acontecer, ele pode ir à
uma lan house e acessar seus dados.

Sim, o full-restore será meio grande sim, mas isso depende do volume
de dados dele e da disponibilidade de boas conexões por onde ele está.
Aqui em Curitiba temos conexões de 15Mb por 70 reais mensais. Supondo
um full-restore de 20GB no limite da conexão demoraria 3 horas. Não
acho o fim do mundo isso numa situação tão extrema de perda, sendo que
posso fazer isso até na China. 8D

 Além disso nada o impede de gravar em mídia aquilo que é realmente
importante para ele como trabalhos.

> Detalhe: não to falando em backup em site remoto, utilizando redes MPLS nem
> nada, com ferramentas próprias para fazer essa cópia remota de forma
> inteligente, com compressão de dados, síncrono ou assícrono. E sim, essas
> soluções custam caro nada viável para fazer em casa por exemplo.

Concordo plenamente, no entanto eu acredito que a solução baseada em
fitas magnéticas entra no rol dessas tecnologias que se torna inviável
para o uso residencial.

> Att,

Sem contar que com o rsnapshot, que já comentei, você pode ter um
histórico de todas as suas modificações na nuvem e manter a última
versão na máquina ou em mídia.

Att.
André Ribas