que aconteceu com Gnome?

Prezados:

Hoje fiz um dist-upgrade do meu sistema (Debian Weezy/testing, usando o desktop Gnome), após uma ou duas semanas sem o fazer, e eis que meu desktop está *completamente* diferente. Menus, atalhos, paineis, tudo está diferente e até o compiz não inicia mais automaticamente. Levei uns 5 minutos só para encontrar o gnome-terminal, o que é realmente irritante.

Alguém sabe o que houve? Nova versão do Gnome? Esta é a 2.30.2, mas não me lembro que versão tinha até ontem. E mais: tem algum jeito fácil de voltar ao que era antes?

[ ]'s.
G.Paulo