Re: Liberar acesso ao Google Apps com gmail bloqueado

Acho que isso não é possível.
Monitorando o acesso dos usuários ao GoogleApp é possível notar que quase tudo passeia pelos servidores do google em diversos dominios e são muitos. Mesmo que mapeasse todos eles, se o google der um espirro nas configurações de dominio vc tem que ir acertando.

Se for imprencindivel bloqueiar os serviços do google sem bloquear o email, você pode liberar o acesso imap das contas de email e configurar seu GW para permitir clientes de email acessarem de forma transparente imap.google.com, mas eu tenho quase certeza de que o google restringe o acesso a uma quantidade limitada de conexões por vez.

Ou seja, ou você fica com o guarda-chuva completo do google.com ou toma chuva.