Re: MPD e tocadores de CD (Era: DEBIAN NETBOOK)

Sim, o MPD é um daemon. No entanto eu falei por experiência própria, pois os outros players que utilizei eram muito mais pesados que o MPD.

No computador descrito pelo colega (que é muito semelhante a um que eu tive) o gargalo fica por conta do processamento, e não da memória. O MPD, em termos de processamento, é muito leve, insignificante até mesmo para os ATOMs, da Intel. E o consumo de memória era, no máximo, igual ao consumo de qualquer outro player comum.

Outra opção boa para player do MPD é o XFmpc. O player do LXDE (lxmusic), que não utiliza o MPD, foi o mais leve que encontrei, mas os recursos dele deixavam muito a desejar em relação ao daemon (não tem crossfade, biblioteca de músicas, manipulação de múltiplas saídas de áudio, stream, rádios, etc).