Executando um aplicativo de acordo com o estado de uma variavél do sistema!

Olá pessoal!!

Vejam se vocês podem me ajudar, eu fiz um script em Python para verificar o estado da variável "/proc/acpi/ac_adapter/AC/state" ela indica quando o cabo de energia de um notebook está ligado ou com energia, seus valores possíveis são "on-line" quando está plugado ou com energia e "off-line" quando não está plugado ou sem energia, o script terá que executar algumas ações apenas quando valor dessa varível mudar de um estado para outro, alguém sabe se o Linux tem algum sistema próprio para ficar fazendo essa checagem e assim chamar meu script?

--
Fagner Patrício
João Pessoa - PB