Depurar opção de teclado altwin:meta_win no Squeeze

Boa tarde!

Acabo de voltar ao Debian, depois de um longo exílio forçado nas
terras sombrias do tio Portões.

Uma coisa que sempre usou antes não funcionou numa instalação do
Squeeze, anterior ao candidato ao lançamento destes últimos dias.

Sempre usei XkbOptions altwin:meta_win, para ter a tecla Logo
(Windows) para ser o meta no GNU Emacs e para usar o Sawfish, deixando
o Alt para os aplicativos e para atalhos de usuário no GNU Emacs.

Desta vez, constatei que um antigo desejo meu foi satisfeito: o
console-setup passou a configurar o teclado do console também, assim
como o do X11.  Maravilha.

Só que essa configuração, assim como as outras do XkbOptions
(compose:rwin,nbsp:level3n), não funcionam no X, me forçando a voltar
ao setxkbmap.

O que é ainda pior é que, agora, embora o setxkbmap funcione para as
opções compose e nbsp, cria a maior bagunça com a altwin:meta_win.
Ela é aplicada, mas cria uma bagunça em que, por exemplo, perco
completamente o Alt, que passa a produzir somente Meta.

Antes que alguém pergunte, já tentei também sem o compose:rwin, e com
altwin:left_meta_win.  Mesmo resultado.

Como meu conhecimento de Xkb é completamente superficial, e do
console-setup nulo, pergunto:

Há um bom tutorial ou manual de Xkb e console-setup?

De qualquer maneira, como depurar o problema, talvez até para gerar um
relato de erro?

Obrigado antecipadamente!

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leandrod@jabber.org