Re: Dúvidas LTSP ou TCOS

Em 24-11-2010 16:29, Marcio Riccardo {mrCliQ} escreveu:
Boa tarde pessoal!

Gostaria tirar umas duvidas com quem usa/implanta/entende sobre o LTSP e TCOS, bom eu nunca usei nenhum dos dois, mas pretendo montar um servidor e migrar meu pequenino Cyber Café, ao qual tenho há aproximadamente 3 anos e meio, sempre usei Linux nele e atualmente uso GNU/Linux (Debian Squeeze) (uso alguns jogos nativos que necessitam de opengl), quero dar uma mudada nele e se for viável o uso de LTSP - TCOS pouparia horas de manutenção e de quebra ressuscitaria umas maquininhas paradas aqui.

Minhas duvidas:
1ª - É possível usar aceleração 3D nos clientes, seja por meio do servidor ou do próprio cliente? (exemplo: o servidor possui placa Nvidia(atual) e os clientes também, mas nos clientes são placas antigas (96x).
sim. legal configurar o lts.conf pra que tenha configuração de screen pra estes terminais usando drive ou módulos gráficos 3d. xgl.

no ltsp5 creio que tu pode entrar dentro do chroot do ambiente e instalar o drives nvidia que precisa. de depois construir a img ltsp com eles. ltsp-update-image.

2º - É possível executar aplicativos locais?
no ltsp5 isso ficou mais simples.

Chapter 20
Local Applications

LOCAL_APPS boolean, default True
Enables support for running local apps on the thin client.

LOCAL_APPS_MENU boolean, default False
Enables overriding of menu items from remote (server) applications. If this is set to True, local applications in
the users menu will be used instead of the applications on the server.

LOCAL_APPS_MENU_ITEMS string, default unset
This item should contain a comma separated list of application names as they appear on their .desktop files.

LOCAL_APPS_WHITELIST string, default unset
Used to allow only specified space-separated commands to be run as local apps, allow all is default if unset.
Full-paths are required for each command. No spaces in the names are allowed.

LTSPManual
http://sourceforge.net/apps/mediawiki/ltsp/index.php?title=Ltsp_LtspDocumentationUpstream

3º - O uso de terminais é estável?
pra jogo nem temo muita ideia. creio que vai depender do terminal, jogo e servidor. pois ele vai ficar boa parte do processamento.

servidor e rede pode pegar ai. veja no wiki.ltsp.org sobre servidor. e legal perguntar isso na lista gringa do ltsp.
http://sourceforge.net/projects/ltsp/support

4º -  Uso script no gdm para resetar a pasta do usuário das maquinas(a cada login) e assim proteger os dados pessoais dos clientes(navegadores e mensageiros), manter uma aparencia padrão e manter a pasta sempre limpa, isso é possível com LTSP ou TCOS?
por ser livre tu pode bolar este scrips...sendo que muita coisa na net ate. sem contar ferramentas que trava edição da área de trabalho.

http://gutocarvalho.net/mediawiki/index.php?title=LTSP_Pantaneiro#script_de_limpeza_de_contas

5º - Se viável, qual escolher LTSP ou TCOS?

o tcos usa como base o ltsp. tudo bem que deve versão diferente da ltsp5 do debian/ubuntu. creio eu. e tem pacotes proprios pra administracao mais facil.

Qualquer informação ou dica sera muito bem vinda,

Grato pela atenção

Ajude na Campanha "Somos mais de 1%"
http://www.dudalibre.com/gnulinuxcounter

--