Re: permissões de arquivo.

Ocorreu o mesmo comigo, o sistema montava o meu pendrive como somente leitura, nem o root conseguia escrever. No entanto, era só com um pendrive específico, todos os outros funcionavam perfeitamente. Solucionei formatando o pendrive, daí passou a montá-lo com permissão de escrita.

Para formatar: mkfs.vfat -n NOME_DO_PENDRIVE /dev/sdXY (x = dispositivo e Y = partição, provavelmente X=c e Y=1)