Re: Duas distribuições no hd

Ola Raphael

Primeiro quero dar os parabéns por querer instalar mais de uma distribuição.
Pois apesar de serem parecidas existem várias diferenças.
O Ubuntu automatiza muito as tarefas, tem o lado positivo de facilitar mas tem o lado não tão bom de configurarmos.
Primeira dica
Você precisa ter mais uma partição para instalar o Debian puro, pois a partição swap você pode utilizar a mesma que foi criada para ser utilizada pelo Ubuntu.
Poderia te encaminhar algum how to mas prefiro te dar o caminho das pedras.

Identifique as partições onde esta instalado o Ubuntu e a swap e a nova que sera instalado o Debian  Exemplo Ubuntu sda4  ,   swap sda5 (se for sata)  ou  ubuntu hda5  e swap hda7 (se for ide)  se não souber localizar abra um terminal de comando no Ubuntu e
 digite   mount (pois assim voce podera identificar em qual partição esta instalado o ubuntu pois no Linux não existe Drive A, B , C e sim   hdx1  , hdx2, hdx3 se for IDE ou Sdx1 , sdx2, sdx3( se for Sata) LEMBRANDO que o X é o número do dispositivo , Exemplo se você tem o Windows instalado primeiramente  ele sempre será o primeiro dispositivo HDX1 ou SDX1 conforme se for SATA ou IDE.
Se você ainda não tem essa nova partição poderá criar com o Gparted (modo gráfico) ou pelo cfdisk (modo texto)
Depois de dar o boot pelo Debian o pulo do gato é você apontar as partições corretas no momento das instalação. Exemplo se você apontar o sda1 para instalar o Debian e tiver o Windows ele será apagado, entao anote em um papel as partições que existe no HD e o que tem instalado em cada uma dessa partição.
Lembre-se a partição swap pode ser utilizada a mesma do Ubuntu.

Perdoe se coloquei conceitos que talvez você já conheça mas tentei abranger o básico para que você possa iniciar.
Se surgir alguma dúvida cancele a instalação e poste sua dúvida.
Boa sorte e qualquer dúvida é só perguntar.

Abraços