problemas upgrade lenny-squeeze

Prezados,

Fiz o upgrade do Lenny para o Squeeze (após meses de hesitação), seguindo *todos* os bons conselhos para evitar problemas. Em geral funcionou bem, mas restaram alguns problemas ainda sem solução. Por isso recorro à lista.

1) Aptitude: alguns pacotes parecem que ficaram "órfãos". Por exemplo, o kpdf (leitor de pdf que eu gosto muito) aparece na tela do aptitude com a seguinte informação:
aptitude 0.6.3                    Will use 20.4 MB of disk space DL Size: 7,200
c    --\ kpdf                                              <none>     <none>
  --- Packages which depend on kpdf (2)
  --\ Versions of kpdf (1)
p    4:3.5.9-3+lenny3

E resulta que eu não consigo instalar o tal kpdf. O problema aqui é que, aparentemente, o kpdf não está mais incluido na versão testing (embora esteja na stable e na unstable!). As perguntas são:

1a) por que o kpdf ainda aparece na listagem do aptitude se o meu sources.list contém apenas a versão squeeze (que não tem o kpdf)?

1b) Fato semelhante ocorre com outros pacotes. Aparentemente há um pacotes da versão anterior que ainda constam da listagem do aptitude, mas não estão (mais) instalados. Como faço para remover este "lixo" da listagem de pacotes?

2) Depois do upgrade, durante o boot passou a haver uma grande quantidade de mensagens de erro, mas não é possivel lê-las porque passam muito rápido. Como faço para ler estas mensagens depois? dmesg não é a solução, porque estas mensagens não estão lá.

Há outros problemas, mas vou quebrar um pouco mais a cabeça antes de postá-los.

Agraço qualquer dica.

[]'s,
G.Paulo.