Problemas com HD Externo

Prezados bom dia.

Utilizo um HD USB Seagate de 1TB para fazer backup de meus servidores,
e o mesmo está conectado em um servidor Debian Lenny kernel
2.6.26-2-686.

Utilizei o fdisk do próprio Debian para criar uma partição Linux e
formatei em Ext4 a partição com o mkfs.ext4.

Com o fdisk -l consigo obeservar que a partição realmente existe:

Dispositivo Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/sda1               1      121601   976760001   83  Linux

E com o mount também verifico que ela está montada:
/dev/sda1 on /disco type ext4dev (rw)

O problema é que depois de um certo tempo, todos os arquivos somem de
dentro da partição:
amazonas:/disco# ls -la
total 0

Verifiquem que nem o "." e o ".." aparecem, porém, a partição continua
montada, com o comando umount -f /disco não consigo desmontar, fala
que a partição está ocupada, tenho que usar o fuser -k e depois usar o
umount.

A dúvida é, existe um tempo de idle para o HD externo pra ele entrar
em Standby? Existe um jeito de contornar isso para que eu sempre tenha
o HD montado?

Agradeço desde já.

Atenciosamente,
Allan Carvalho