página web com Form mail

Boa noite a todos!!!

Estou montando um servidor web com apache e php, neste servidor  a página que ficará abrigada nele precisará enviar e-mail para um endereço de contato na seção "fale conosco" é um negócio bem simples somente para o web master colher informações das pessoas que desejam enviar sugestões. Em pesquisa na internet vi VÁRIOS scripts em PHP que fazem isto, pois bem, configuro tudo bem certinho e quando vou conferir no e-mail que deveria ter sido enviado os dados coletados pelo formulário não encontro nada, na internet sempre dizem que isso é bem simples bastando ter PHP instalado neste servidor web mas estou desconfiando que somente isso não basta, será que eu também terei que configurar um agente de correio? Será que eu só posso fazer isto se eu tiver um domínio válido e com isso configurar um postfix para fazer isso? Por favor quem tiver experiência com isto eu ficaria muito feliz com a ajuda. Grande abraço,

Moksha