Re: Diferença entre Xen e VMWare Server, quais são ?

Olá!!

Aqui no MPPB estamos em processo de migra toda a nossa infraestrutura de servidores para máquinas virtuais, durante 6 meses testamos a soluções corporativas gratuitas da VMware, o VMWare ESXi e da Xen o XenSource e chegamos a seguinte conclusão, na versão gratuita a interface de gerenciamento da Xen tanto a do console como a remota é mais completa e te dar mais opções como gerenciamento centralizado de vários servidores e a migração de máquinas vírtuais entra máquinas físicas sem a necessidade de parar as máquinas, o VMware tem  a opção de compartilhamento dinâmico de recursos entre máquinas, do tipo eu com 4 GB de ram posso colocar máquinas que no Total tenham 8GB e o VMWare atribui de acordo com a necessidade, mas eu realmente não recomendo usar esse recurso, visto que se as duas máquinas precisarem de 4GB cada uma vai dar um pau muito grande, no resto são muito parecidas

Só que aqui vai minha sugestão, se for para você pagar licenças, ai tanto faz VMWare como XEN sõ exelentes as duas, a questão da paravirtualização e da virtualização total, hoje em dia não faz tanta diferença já que os atuais processadores tem instruções de virtualização em seus núcleos que melhorarão muito o desempenho de máquinas totalmente virtualizadas e a vitualização total tem a vantagem na hora de você migra as máquinas virtuais entre servidores de diferentes configurações, visto que é necessário apenas que o sistema hospedeiro seja o mesmo e não importa  configuração da máquina apenas o processador precisa ser o mesmo devido as instruções que citei acima, já para máquina para virtualizadas os componentes de hardware precisam ser idênticos visto que ela acessa diretamente o hardware

Mas se for para usar alguma coisa opensource sem a necessidade de pagar licença ai te aconselho usar o KVM com o virt porque ele oferece todas as funcionalidade que a VMware e a XEN oferecem em suas versões pagas, como Migração a quente de máquinas virtuais, alta disponibilidade, backup total das máquinas virtuais, clusters e tudo o que a virtualização pode oferecer, e caso a coisa evolua você tem várias empresas que utilização o KVM por ser opensource, como a Red Hat e a Oracle, aqui no orgão onde eu trabalho agente só não optou por ele, primeiro porque eu não tive como testar.... longa História que não vem o caso... e a equipe era pequena somos só 2 para cuidar de mais de 20 servidores, então aqui precisavamos de contratar um suporte e licenças pagas, aqui usamos VMWare Enterprise e uma porrada de coisas.