Re: o swap não se usa ?

2010/1/30 Anthony Baldwin <anthonyebaldwin@yahoo.com>:
> Parece que a minha maquina nunca usa o swap.
> (pelo que vejo no conky o gkrellm)
> É suposta somente utilizar-o quando o RAM está desgotado?

A swap é uma área de paginação. Quando a memória principal está
esgotando, o sistema leva uma parte das informações armazenadas nela
para a swap visando liberar espaço para novos provgramas ou para
programas que já estejam rodando e requisitando mais memória.

A memória RAM é bem mais rápida que os discos rígidos. Portanto,
quanto mais o sistema puder evitar o uso do swap, ele o fará. Se o
sistema não está usando a swap, é porque provavelmente não está sendo
necessário. E isso é algo bom.

> Gostaria de ver o ram e/o swap aliviar um pouquinho da carga no CPU.
> Estou errado pensando nisso como possibilidade?

Na verdade não. Mas essa dinâmica de adaptação a disponibilidade de
recursos, tempo de processador e memória, teriam que estar dentro da
lógica do software. Eu conheço poucos programas com essa
característica.

--
PEdroArthur_JEdi

http://pedroarthur.com.br/
http://blog.pedroarthur.com.br/

Nunca acredite num sistema que você não conhece o código fonte!
Never trust a system you don't have sources for!

"A única condição na qual a inteligência, a dignidade e a felicidade
podem se desenvolver é na liberdade."

-- Mikhail Bakunin