o swap não se usa ?

Parece que a minha maquina nunca usa o swap.
(pelo que vejo no conky o gkrellm)
É suposta somente utilizar-o quando o RAM está desgotado?

Nunca vejo todo o RAM desgotado, mais, sim vejo
o CPU até 100%, o que acho bizarro ja que tenho
um sistema bem lite.
São os navegadores (firefox o google-chrome) que usam demais recursos.

Gostaria de ver o ram e/o swap aliviar um pouquinho da carga no CPU.
Estou errado pensando nisso como possibilidade?

Se for útil:
debian lenny, atualizado, openbox
(mais vejo a misma fenomena utilizando Ion3, pois, sei que não tem nada a ver com o wm).
Tenho um Celeron 3.2ghz com 1.5gb ram e um swap de 5gb.

obrigado
[]s
tony
--