Re: Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (Re: Intelfb...)

    Olá a todos

  Eu recebi vários e-mail em resposta a este tópico com as mais variadas sugestões, todas muito bem suportadas por documentos e argumentos tecidos da análise do meu próprio computador. Por isso gostaria primeiramente de agradecer por todo empenho e paciência em me ajudar a entender minha máquina e solucionar seu problemas. Contudo mais que apenas agradecer, pretendo reparar algumas faltas de expressão que cometi ao pedir ajuda e tentarei expor novamente os meus questionamentos.
  Antes disso porem reportarei o andamento de minhas investidas com base nos e-mails que recebo da lista:
  Eu copiei o exemplo do “xorg.conf”, do artigo “FreeBSD STABLE-7.0 and Laptop Compaq NC6400”, no meu PC (/etc/X11/xorg.conf) e reiniciei o computador. O resultado foi que o Debian não iniciava o modo gráfico (o que eu erroneamente reportava como “sem resposta”, já que o sistema “responde” com uma mensagem de erro na configuração do X), e como eu tinha um backup do xorg.conf, entrei como “root”, troquei os arquivos e reiniciei o computador, ou seja voltei à mesma configuração que antes do teste.
  Pretendo instalar a versão Squeeze do Debian em “dual-boot” (tri na verdade) com os outros sistemas que tenho instalado em minha máquina (o que não inclui o Windouws); mas como o próprio site oficial do Debian não recomenda essa versão para leigos, o que é claramente o meu estado, não o fiz ainda por receio.
  Agora tentarei expor melhor o meu problema:
  A primeira vez que eu usei o Debian foi em um Celeron montado pela Metron; um computador de mesa todo on-board de chipset SIS. Uma experiência terrível! Não consegui suporte a gráfico, o som não era lá grandes coisas e o processador era Celeron... Portanto não rodava sequer o VisualBoyAdvance, o emulador de GBA. E para completar procurei habilitar algum suporte às minhas placas na compilação do kernel, mas nunca terminei esse processo.
  Apesar disso tudo adorei ter ingressado no mundo GNU pelo SO Debian, primeiro pela ideologia, depois pelo desafio do novo aprendizado e por fim pela grande versatilidade do sistema.
  Mais tarde, ao entrar na Universidade ganhei este Notebook, Intelbras i25 Pentium Dual-Core, 3 GB de RAM, som, vídeo e a maioria do periféricos on-board de chipset intel. Ele veio com o Fenix, um SO de kernel Linux; exigência minha claro, e mais do que depressa instalei o Debian nele, dessa vez o Lenny.
  Depois de algumas complicações na instalação, fruto de minha ignorância, o sistema ficou quase perfeito exceto pelo gráfico. Como eu já escrevi, a forma como eu texto essa particularidade do sistema é observando o retângulo de seleção quando arrasto o mouse pela área de trabalho, que no Fenix acompanha perfeitamente a seta, o que não acontece no Debian. Eu instalei o VBA para comprovar a falha no suporte ao gráfico alem do outro motivo lógico é claro, mas ele se quer abre a rom; mostra apenas um fundo branco e “200%” de não sei o que no título da janela... Não sei se esses são testes relevantes, quem puder propor outros fico muito grato.
  Como todo o iniciante em GNU quando se depara com um problema, procurei ajuda pela internet. Comecei por fóruns e artigos, mas como já tinha lido a versão iniciante do guia Foca, refiz meu cadastro nesta lista e desde então busco respostas através deste tópico.
  O primeiro que me respondeu me foi de grande ajuda. Foi quem me alertou de que o módulo intelfb presente no kernel não trabalhava bem e que portanto eu de veria utilizar o vesa, mais ainda; ele explicou sucintamente como funciona o serviço de gráfico prestado pelo X, e que portanto uma boa tentativa seria concentrar meus esforços nele; por isso mudei o nome do tópico. Esse cara me pediu que mandasse o conteúdo do “/var/log/Xorg.0.log”. Eu o fiz, e como resposta ele destrinchou de forma clara o conteúdo desse arquivo e me apontou um erro que desativa o GLX na inicialização de minha máquina. Foi então que adquiri confiança em seus argumentos e passei a acreditar que o problema estava realmente no Xorg.
  Por causa do final de ano, fechamento de semestre, comemorações e viagens para lugares onde não tive acesso à internet, não pude me dedicar à busca pela solução do meu problema, e quando retomei minha “agenda” ele não mais me respondeu, não sei porque. Por causa disso escrevi um novo e-mail como tentativa começar tudo de novo. E desde então tenho recebido várias respostas realmente interessantes que mais uma vez agradeço, e não me canço de faze-lo.
  Espero sinceramente que vocês continuem a me ajudar e que essa carta tenha exposto de forma eficaz a situação em que está o meu computador.