Re: Diferença entre Xen e VMWare Server, quais são ?

hamacker escreveu:
Olá pessoal,
É apenas um estudo pessoal que estou realizando para uma possivel
utilidade lá na frente.
Gostaria de saber, se há alguma diferença técnica entre os dois
produtos Xen e VMWare Server que possa justificar um em detrimento do
outro (velocidade, gerenciamento,etc...) ?
Ambos usam o mesmo tipo de virtualização ?
Gosto muito do VirtualBox, mas acho que para virtualizar Servidores
ele ainda esteja um degrau abaixo, alguem concorda ?

Olá,

O VMWare entrega para os sistema operacional dispositivos virtuais, isto é, quando se quer enviar alguma coisa na rede, envia-se para o dispositivo virtual, que na verdade é um programa específico para isso, tal como softmodem, e este por sua vez envia para o módulo do kernel (driver) do dispositivo físico, podendo responder algumas vezes sem acessar o kernel hospedeiro.

Já o Xen tem o suporte como este acima e também o de paravirtualização, onde nesse último caso faz-se o acesso direto ao módulo do kernel hospedeiro, aumentando assim a performance por não ter nada no meio que vai analisar o dado e depois decidir o que fazer. Mas isso implica em alterações nos sistemas operacionais hospedeiro e hóspede, o que implica não poder usar paravirtualização no Windows com Xen, mas o HyperV veio para isso, penso eu, nunca vi a fundo.

Também existe uma tecnologia nos processadores mais novos que, a grosso modo, salva o estado de uma máquina virtual dentro dele mesmo, podendo alternar o processamento entre estas máquinas virtuais praticamente igualmente se faz com um processo, um ganho mais que significativa em processamento. Até onde acompanhei o VMWare não tinha estrutura para essa tecnologia.

Um boa opção que vem se amadurecendo é o KVM, onde toda virtualização é feita diretamente por módulos do kernel e usando essa tecnologia acima, muito interessante e nos testes que fiz gostei muito. É uma "avanço" do QEmu e permite rodar outros sistemas operacionais sem a necessidade de alterações no mesmo com ótimo desempenho.

O VMWare está correndo atrás do prejuízo, não sei como está hoje, mas ficou para trás em desempenho em virtualização, pois sua estrutura não permitia paravirtualização e nem essa virtualização diretamente nos processadores, porém sua interface facilita quem está "simplesmente" querendo virtualizar.

[]'s
              Junior Polegato