Re: Print Server DP-300U + CUPS

Hummm, eu tenho um D-Link em casa que é um roteador e printserver para
uma unica impressora.
Na empresa temos tambem um D-LINK Print Server com 4 impressoras USBs.
O funcionamento dele é o seguinte, no cups voce vai configurar como
uma impressora IP Sockets (, a primeira impressora na primeira porta
usb usará a porta 9100, a seguinte 9101, a proxima 9102,etc... sabendo
disso basta usar o wizard do cups - a URI do dispositivo no cups fica
algo como socket://192.168.0.1:910n. É mais fácil instalar esses
dispositivos no Linux do que no windows, fica mais legal ainda quando
o printserver tem suporte a LPD assim o cups enxerga o servidor
bastando voce digitar o IP.

No Windows é a mesma coisa, mas como usuário de windows nao sabe essa
coisa de ip/porta, o DLINK provê uma especie de setup.exe para cada
impressora instalada no PrintServer, esse setup só o que faz é
configurar a impressora desejada para usar ip+porta desejada sem ter
que entrar nas propriedades de impressao, mas se voce fizer
manualmente dá certo do mesmo jeito, sem ter que precisar desse setup.

[]'s e sucesso.