[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Servidor de Arquivos - Melhor Opção



Fabiano,

Você pode usar o backports http://www.backports.org para pacotes mais atualizados.

Alex Paulo Laner aka rootsh

2010/1/11 Fabiano Barros <barrosfabiano@gmail.com>
Alex;

valeu pelas dicas.

Sobre a mudança em si eu to ciente que mudam poucas coisas, o meu maior medo é em relação aos pacotes, pois o Debian fica mais tempo no ar, porem com versões mais antigas, já o mandriva deixa menos tempo mais as versões são atuais.

Eu sei que aqui todo mundo vai defender o Debian, até pq eu sou um destes, mais gostaria de ter uma opnião que não levasse em consideração nehuma bandeira, pensando justamente nas vantagens e desvantagens de se migrar.

Eu tenho vários scrpts como de backup, screen, atualização, etc que tbm tenho que migrar já que existem caracteriscas especificas de cada distro.


Mais uma vez obrigado!!!
 



2010/1/11 Alex Paulo Laner <rootsh@noisemakers.org>

Fabiano,

Para migrar de uma distribuição para outra isso é uma questão bem pessoal, pois se você domina uma distribuição e for migrar para outra vai ter que aprender como ela funciona, onde da maioria das vezes se muda muita pouca coisa de uma para outra.

Bem se perguntar para todo mundo da lista se interessante migrar para Debian todo mundo vai dizer que sim, mas um bom lugar para se aprender Debian e derivados é o focalinux http://www.guiafoca.org

Eu administro vários servidores e nenhum deles tenho ambiente gráfico instalado, pois não existe nenhuma necessidade de ambiente gráfico para ambiente de servidores, só se for o caso de rodar uma aplicação que não funcione no console.

Bem você colocou no título da mensagem sobre servidor de Arquivos, se os clientes foram Linux pode se usar NFS e se tiver um ambiente com Linux e Windows melhor usar o SAMBA.

Alex Paulo Laner aka rootsh


2010/1/11 Fabiano Barros <barrosfabiano@gmail.com>

Olá;

Trabalho em uma empresa de Automação Comercial que trabalha com um sistema (compilado em xharbour) que roda em linux(conexão SSH).
O sistema tem um servidor local, ou seja pra cada cliente eu vendo um servidor, instalo Linux e o programa, depois configuro os terminais pra acessarem este Server via putty ou em caso de terminais Linux uso o SSH mesmo.

A questão é. hoje utilizo o Mandriva para estes servidores, pois quando entrei na empresa esta era a distro utilizada, porem estou tendo problemas com a base urpmi, pois tenho clientes com a versão 2006 do mesmo e em alguns casos eu ja não consigo instalar os programas que necessito, apesar de não utilizar muitas coisas.

squid, sarg, apache, ssh, freenx, dosemu, virtualbox, samba, cups, mysql, lpansi...

claro que não utilizo todos estes programas em todos os clientes mais em alguns sim.


minha duvida, será que é uma boa eu migrar de distribuição?
Desejo ir para o Debian, levando em consideração a ideologia da distro,  porem estou com algumas dificulades em levantar todas as ferramentas para administração do servidor via console já que a maioria do suporte é feito via ssh, alguns clientes tem net que não suporta ou deixa inviavel o nx.

minhas principais necessidades são:
configurar placa de rede no console, e restartar a placa.
reestartar serviços, - ja sei fazer;
verificar serviços rodando, enfm, coisas do genero.


O que podem me recomendar?


valew.

--
Fabiano Barros
Consultor Técnico
Cel.: 55 15 9715-8004
barrosfabiano@gmail.com
--
DJSystem - Automação Comercial
Fone/Fax: 55 15 3259-9600




--
Fabiano Barros
Consultor Técnico
Cel.: 55 15 9715-8004
barrosfabiano@gmail.com
--
Solution - Consultoria Tecnológica

Fone/Fax: 55 15 3259-9600


Reply to: