Re: Criptografia e segurança de rede.

Em 30/12/09, Fabricio Cannini <fcannini@yahoo.com.br> escreveu:
On Wednesday 30 December 2009 13:50:31 Leandro Hamid wrote:
> Boa tarde a todos.
>
> Eu estou precisando estudar alguns conceitos relacionados à segurança de
> rede de computadores e criptografia e gostarai de saber de vocês onde poso
> conseguir documentação sobre estes assuntos, desde já agradeço.

Se tu entende inglês e gosta da parte matemática da coisa, esse livro é IMHO
um dos melhores sobre o assunto:
http://www.cacr.math.uwaterloo.ca/hac/

O blog do bruce schneier eu gosto bastante, mas é mais genérico, ele fala
sobre segurança em geral, não só sobre segurança em TI:
http://www.schneier.com/blog/

O livro "Firewalls and Internet security" também eu acho muuuuuito bom. Cobre
uma quantidade bastante grande de assuntos, apesar do nome.

Os artigos da wikipedia sobre os seguintes termos também tem informações
úteis:
DES, 3DES, AES, blowfish, rc4, md5, sha, sha-1, sha2, pgp, SSL, TLS, hmac.

E isso é só sobre criptografia. Ainda tem por exemplo, a parte de polítca de
segurança, que é beeem extensa. Dá-lhe google nisso.

E pooor favor, não esquece do [OFF] no assunto da próxima vez, ok ? :)

Muito obrigado a você também Fabricio pela ajuda, forte abraço!!!!!!!

--
Leandro Hamid
SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados