Enviar email via Debian

Bom dia,

Sou novo tanto na lista quanto no mundo Linux, Software Livre, etc. Assim sendo, envio uma pergunta que imagino ser bastante básica, mas prefiro fazê-la pois já perdi uns 3 dias em busca de uma solução simples e não encontrei.

Preciso apenas enviar email a partir do Debian Lenny e não estou conseguindo. Temos um servidor de backup aqui na empresa com o Lenny instalado e com o software BackupPC rodando e preciso que ele me envie o email com os logs. O próprio software disponibiliza de configuração de email e envio, mas não está funcionando... imagino que seja falta de configuração no Debian.

Tentei com configuração básica do Exim4, porém não consegui. Fico em dúvida se tenho que instalar o Postfix e configurar tudo ou se existe alguma maneira mais simples de eu apenas enviar email me autenticando no meu ISP (pois o servidor de email não está na mesma rede que a da empresa) sem precisar configurar um servidor de email (lembrando que quero que apenas o usuário backuppc me envie email com os logs, não que este servidor seja de email... será apenas para envio de logs mesmo).

Grato pela atenção!

Esta mensagem foi verificada pelo sistema de Anti-Virus da
NETWORKBRASIL IDC Data Center e esta livre de perigo.