Gateway para Router Wireless

Olá meus caros,

Uma pergunta:
 - Vocês conhecem algum software pra gerenciar acesso a rede sem fio? Por
exemplo:
	* um amigo meu possui uma lan house, onde o router wireless dele
está configurado com autenticação ABERTA, ou seja, sem senha, sem nada.
Justamente com um propósito de seus clientes com notebooks utilizarem. Porém
como controlar isso? Através de um gateway, um Proxy ou qualquer outra coisa
do gênero. Onde a pessoa até consegue se conectar no Router, porém vai
precisar de um usuário e senha temporário para se autenticar neste gateway e
então estará liberado o acesso.
OBS: Não quero somente usar o SQUID, até poderia, mas queria algo do tipo: O
cara se conectou na rede wifi sem senha, porém quando clica no Firefox ou
IE, vai abrir a página inicial pedindo uma autenticação para a liberação,
entendem? E se possível este software gerar um usuário e senha temporários
com um determinado tempo de expiração ou algo parecido.

Se alguém souber de algo que rode do Debian Etch, fico muito agradecido...

OBS: Este recurso não será propriamente utilizado em uma lan house, mas
poderá ser numa empresa como o SEBRAE numa sala de reuniões. Algo do gênero.

VAleu

JEFFERSON SANTOS