Problemas com emulação de Terminal no Debian

Bom dia, Debianos........

Aqui, era usuário do Suse, mas como sou fã do software totalmente livre, resolvi adotar o Debian como sistema padrão da Empresa onde trabalho. Como toda migração encontramos alguns problemas, lá vai o primeiro:

Temos uma aplicação que roda em modo texto: Para este aplicativo, escrito em cobol, rode(Execute) preciso instalar o rmcobol (Runtime), a partir daí os problemas começam, por ser em modo texto, não está instalado o Xserver(Xorg).
Os Problemas são os seguintes:
1 - O Debian não consegue reconhecer a configuração correta do teclada, mesmo eu escolhendo a certa durante a instalação. As letras maiúsculas não funcionam corretamente, nem cedilha, nem outras teclas adicionais como, chaves, parenteses, colchetes, etc...
2 - Quando estou executando o aplicativo, em uma das telas ele chama um arquivo de texto, o normal seria simplesmente mostrar o que está no texto, que são só caracteres de texto, nada de acento, ou cedilha, que formam uma imagem. O problema está acontecendo ai: o conteúdo do arquivo é mostrado, mas de forma desconfigurada, e onde deveria aparecer por exemplo zeros, aparecem $$$, caracteres que não estão no texto.

Lembro a todos, que no Suse, Kurumim, Ubuntu, fedora funcionam perfeitamente, sem ter que fazer qualquer ajuste, bastando apenas instalar.

Peço alguém,por favor,  que saiba resolver esta situação, uma ajuda, para que possa estar resolvendo - hoje por este problema estou usando o Ubuntu 8.04 em modo texto, até conseguir resolver este detalhe.

Abraços a todos....
Fabiocs