Programa para sincronizar conteúdo de HDs

Prezados colegas,

Não sou da área de informática, então peço desculpas se o que pergunto é uma
impossibilidade. Prefiro trabalhar com Linux (utilizo Debian e Ubuntu) há algum
tempo e o suporte desta lista tem sido fundamental. Não tenho contato com mais
ninguém que utilize Linux rotineiramente.

Bem, gostaria de saber se há algum programa que mantenha cópias atualizadas de
determinadas pastas em um segundo HD, um HD externo. Com isto eu poderia ter
meus arquivos de trabalho no meu desktop e manter uma cópia de pastas de
interesse em um HD externo. Quando necessitasse trabalhar em outro lugar poderia
simplesmente levar o HD externo e conectar em outro computador, que não
necessariamente estaria rodando Linux.

Vi alguns programas de backup, seguindo uma matéria da Info deste mês, instalei
o TimeVault 0.7.5, mas não é exatamente o que quero. O que necessito é de um
"copiar-colar" inteligente. O total dos meus arquivos de trabalho têm cerca de
15 Gb mas é claro que não modifico todos diariamente. Necessitaria substituir
do HD apenas os que fossem alterados. Não haveria necessidade de manter um log
destas substituições ou de reverter as alterações.

Há algum programa que realize esta tarefa?

Obrigado,

Antônio

--
Antônio Olinto
Biólogo / Oceanógrafo

WebMail Bignet - O seu provedor do litoral
www.bignet.com.br