Controle de Banda (Debian etch)

Olá,

Gostaria de saber qual a melhor forma de se fazer o controle de banda no debian etch, seria usando cbq? a rede que eu quero fazer o controle tem 1 hub e nesse hub está ligado um acess point para rede wifi, para eu limitar a banda igualmente para todos e deixando alguns ips com maior prioridade, terei que fazer uma rota da rede do wifi para enchergar a maquina diretamente no servidor que faria o controle?