Re: SAMBAxLDAP

Olá, tudo tranquilo?
Passei por isso a alguns meses atrás e com a ajuda do pessoal dessa lista de discurssão fiz um tutorial pra ajudar.
Ele mistura samba, ldap e nfs.
Espero que ajude.
Até,

2008/6/4 gunix <gustavo.grupos@gmail.com>:
Instalei o ldap em um server para teste.
apos  a instalacao, coloquei o client do ldap, até ai tudo certo.

Logo depois instalei o smbldao_tools e samba, smbfs,...

porem no meu ldap nao criou o DOMINIO automaticamente apos configuirar o samba e setar a senha.

AS conf que fiz foi do dominio no smb.conf e os dois arquivos da pasta smbldaptools.

Alguem saberia me dizer se posso cira-lo manualmente? como criar? ou se estou faltando instalar algo ou configurar?

Att
Gunix

Thiago Brito Bezerra
Computer Engineering Student
Multimedia and Computer Networks Group (GRCM)
Federal University of Amazonas (UFAM)
Phone: +55 92 3631-4338
Cel: +55 92 8825-7292
Documentação de como Implantar um Servidor Samba com PDC

No computador servidor se instala os programas necessarios:

# apt-get install samba samba-common smbclient smbfs

Faça um backup do arquivo de configuracao do Samba:

# cp /etc/samba/smb.conf /etc/samba/smb.bkp.conf

Edite o arquivo /etc/samba/smb.conf de modo que fique igual ao enviado por e-mail.

Reinicie o servico do Samba:

# /etc/init.d/samba stop
# /etc/init.d/samba start

Adicione o usuario ao servidor:

# adduser fulano

Logo apos adicione ao Samba:

# smbpasswd -a fulano

E necessario adicionar o hostname das maquinas Windows XP para que funcione o domínio nas mesmas. Siga os passos a seguir:

Clique no menu "Iniciar", logo após clique em "Configuracoes", "Painel de Controle", depois em "Sistema".

Iniciar -> Configurações -> Painel de Controle -> Sistema

Agora nas etiquetas em cima, clique em "Nome do Computador".

Em Frente ao "Nome completo do Computador" e o hostname.

Voltando ao Servidor Samba...

Primeiro crie o grupo "alunos":

# addgroup alunos

Agora adicione a maquina no Servidor, nao esqueca do "$" apos o nome, pois isso indica que e uma maquina e nao um usuario.

# useradd -d /dev/null -g alunos -s /bin/false nome_da_maquina$

Agora adicione ao Samba, perceba que nao e necessario colocar o "$" apos o nome do host:

# smbpasswd -a -m nome_da_maquina

Para o resto da configuracao basta seguir o Tutorial da pagina:
http://www.zago.eti.br/samba/cliente-winxp-pro.html

Referencias:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5107&pagina=1

http://www.zago.eti.br/samba/cliente-winxp-pro.html