[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: sistema basico enxuto na mem flash para acesso remoto



A pouco mais de 1 ano atrás participei de um projeto onde era utilizado o Linux numa placa x86 embedded robustecida com o Linux rodando da memória flash de 2GB presente na placa, eu fiz entre outras coisas a "criação" deste sistema Linux, basicamente e resumidamente criei uma imagem da flash e lá coloquei o conteúdo gerado pelo debootstrap, retirei os pacotes não desejados para diminuir o espaço ocupado na flash e mudei alguns scripts e arquivos de configuração como a criação do diretório /tmp sempre apontando para uma partição montada em RAM com tmpfs para não provocar danos à flash. Não foi muito complexo não, apesar de trabalhoso, achei essa forma mais econômica (do ponto de vista do uso de RAM) do que criar um "livecd" em flash (como já havia feito antes em outro projeto) pois economiza uma memória importante para onde o sistema de arquivos deve ser descompactado. Depois um amigo (colega da empresa deste projeto) usou a mesma receita de bolo e implementou com sucesso na casa dele um roteador linux a partir de um adaptador de compactflash-IDE e uma CF de 2GB para substituir o coyote linux que rodava no floppy que acara de pifar. Usando a receita do estilo "livecd" tempos antes consegui um sistema compactado de cerca de 27MB com o X e a minha aplicação (tenho certeza absoluta que seria
possível diminuir este número).

    Espero que essas dicas o ajudem.

Sucesso

Flávio Alberto

marcos Aurelio wrote:

Prezdos.

A muito tempo venho procurando uma forma de instalar o Debian de forma compacta e basico em memoria flash, uma instalação do tipo livecd que cria os arquivos na memoria da maquina mas só que instalado em uma flash dom ide de 32mb ou mais.
Neste sitema eu só preciso de terminal mesmo , e um hardmodem ligado na porta serial, apenas com a finalidade de funcionar como servidor dial up (com o getty ou uugetty ou outro similar) para que eu possa acessar ele via linha discada, e uma vez efetuado a conexao eu possa acessar a rede onde esta maquina vai estar ligada.
Testei varias mini distro (tipo coyote , cdrouter, slak etc) mas como não domino muito de compilação ai fica meio complicado fazer alteraçoes para o que eu preciso.

Sendo assm agradeço sugestões de uma versão compacta baseada no debian raiz (caso exista) que seja dentro do que preciso.


abrasço a todos



_________________________________________________________________
Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!
http://www.msn.com.br/emoticonpack



Reply to: