Re: Roteamento pela origem

É vero, o iproute2 mata o problema sim. Mas tambem da pra resolver fazendo um nat na interface da lan. Com o nat, a requisiçao vai partir como se fosse da rede local, entao o servidor interno irá responder para este endereço. Como existe uma regra na prerouting, o conntrack saberá que a requisição deverá voltar pelo link pelo qual chegou.
Para resolver dessa forma, basta fazer o seguinte:

iptables -t nat -A POSTROUTING -o <interface lan> -p tcp --dport 3389 -d <ip do servidor windows> -j MASQUERADE

Deve resolver o problema.
Com o iproute é um pouco mais "complicado"

adicionar a seguinte linha no /etc/iproute2/rt_tables:

252 terminal_services

depois rodar os comandos:

> ip route add default via <gateway do velox> table terminal_services

> ip rule add from <ip do servidor windows> table terminal_services

Voce pode colocar isso num script de inicializaçao, se for o caso

Testa ai e qualquer coisa posta os resultados
--
Fernando Yamada
Via IP Soluções para Internet Ltda

Miguel Da Silva - Centro de Matemática wrote:
gunix escreveu:
Tenho o CENARIO

CLIENTE ACESSANDO (3389)

   ROTEADOR                         VELOX
            |                                      |
            |                                      |
            ------------SERVIDOR----------
                            LINUX DEFAULT VELOX

                          SWITCH

                SERVER RESPONDENDO 3389
             SAIDA DA INTERNET PELO VELOX

O cliente faz a requisicao do 3389 no ip fixo.
Este mesmo chega até o roteador, e do roteador no servidor firewall.
Porem no firewall minha rota padrao onde saem todas as maquinas é o velox.
Se eu deixar desta forma o servidor nao consegue responder.
TEnho umas regras DNAT nata que aponta a conexao para o server.
Porem se eu colocar a conexao default o Embratel e deixar o Velox de lado, ai funciona normalmente.

O que pode ser?

Att
Gustavo