----- Mensagem original -----
De: "jmhenrique" <jmhenrique@yahoo.com.br>
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Enviadas: Sexta-feira, 18 de Abril de 2008 15h43min32s (GMT-0300) America/Argentina/Buenos_Aires
Assunto: Re: Descobrindo o nome do host

Em Friday 18 April 2008 14:51:20 gunix escreveu:
> Galera,
> tenho na minha rede 100 computadores.
> Todos os 100 computadores funcionam com dhcp.
>
> Um colega de trabalho novato que entrou na empresa, colocou um ip manuual e
> esta maquina esta mandando virus para as demais.
> Existe algum comando em linux, que eu consigo vasculhar todas as maquinas
> da rede e pegar ip de cada uma e o nome da mauqina(host)
>
> Att
> Gustavo

Eu uso dhcp por mac address, e funciona bem. Uso o arpwatch para me avisar
quando alguem troca a placa de rede ou coloca um ip novo na rede. Daí, fica
facil por ex, fazer um redirect via firewall de toda requisição para porta
3128/80 para uma porta especifica em um apache, com uma página dizendo para
entrar em contato comigo.. se a pessoa trocar o ip, eu tambem sou avisado
disso... ... fica a criterio da criatividade e bom humor de cada um.

[ ]s, Henry.

João B. Correa Jr.
Solbase Soluções em Informática
51-33374006