Re: servidor NIS com DHCP +NFS

Bom, tenho acesso apenas ao laboratório, só do switch do laboratório para frente..rs Servidores eu não tenho como ter acesso. Um das máquinas do laboratório é que seria utilizada como servidor nis, apenas para este laboratório, lambrando que o servidor em toda a universidade é DCHP. O nis é apenas para este laboratório. Queria usar autofs para montar os diretórios remotos automaticamente. Mas o meu problema mesmo que não sei como resolver é como configurar os clientes se não tenho como definir IP no servidor, pois o IP é dinâmico, ele é uma das máquinas da subrede do laboratório.. É apenas uma das máquinas que quero escolher para servidor NIS! Vi em uma documentação que é possível definir um IP no servidor dhcp para o servidor NIS, mas pelo que entendi, para isso temos que ter acesso ao servidor dhcp, o que não é meu caso, não tenho acesso aos servidores mestres da universidade. Será que tem como fazermos isso? Só lembrando que todos os clientes serão linux, debian etch.. Não usaremos windows. Pensei no LDAP, mas no LDAP realmente não tenho idéia nem como começar, o NIS já usei em redes com IP fixo e eu tendo todo o acesso aos servidores. O problema agora é que o IP é dinâmico e só vou ter acesso ao servidor nis que vou montar, a única coisa que tenho garantido é uma rede com dhcp funcionando!

Miguel Da Silva - Centro de Matemática <mdasilva@cmat.edu.uy> escreveu:
Jonathan Martins escreveu:
> Pessoal,
>
> Gostaria de uma dica para o que quero fazer. Tenho em uma universidade a
> rede já montadinha, os computadores em toda a universidade estão em rede
> por dhcp e tal cada laboratório tem sua switch, está tudo bonitinho,
> instalou a máquina e colocou na rede via DHCP está tudo certo! Agora, me
> pediram para em um laboratório desses, colocar linux e que uma das
> máquinas funcione como um servidor NIS para autenticar os usuários.
> Tenho algum conhecimento de NIS mas em redes com IP fixo. Como fazer
> [...]

Vem por parte a resposta...

Quanto a NIS vai depender se o servidor "mestre" (master server) estará
ou não na mesma rede que os clientes, isso vale também para o servidor
"escravo" (slave server) da NIS. Se o(s) servidor(es) e os clientes
estão na mesma rede, então os clientes poderão encontrá-lo(s) através de
um broadcast. Então você até que poderia usar DHCP para os servidores,
embora seja algo "extranho".

Se os servidores NIS serão também servidores para outras redes, então
vai ter que usar IP fixa mesmo.

E sobre o NFS... se usar DHCP vai ter que usar DNS dinâmico e montar os
sistemas de arquivos exportados através do nome do host. Ou seja, é
buscar problemas...

Resumindo... NIS+NFS está feito para serem usados com IP's fixas para os
servidores.

Até mais e boa sorte!!!
--
Miguel Da Silva