Re: Problema 2 mais complicado

É, o que tenho feito até agora, é imprimir do windows para um arquivo
colocando-o em outra máquina linux via smb e de lá imprimindo o aquivo
com o comando lp -d hp1020 arquivo.prn e funciona perfeitamente, mas
é meio inconveniente.

Mas vamos lá, com a ajuda de você acho que vou acabar resolvendo.

Deixa então eu expor o ambiente de forma melhor

estação 192.168.0.1 :
   Servidor de Rede
   Alguma estações o acessam via xdmcp e outras via nfs e smb
    Fisicamente não possue nenhuma impressora ligada, mas todas
    as impressoras presentes na rede, foram adicionadas à ele através
    do comando lpadmin -p -E -v ipp:.............
    O genciador utilizado é o cups

estação 192.168.0.18:
     Possue uma impressora HP 1020  ligada através da porta usb.
     O driver utilizado foi desenvolvido por terceiros e instalado
      seguindo tutoriais googleados e funciona que é uma maravilha
      no linux. Nuca vi ou ouvi relatos de problemas
     O genciador utilizado é o cups

estação 192.168.0.26:
     Possue uma impressora Samsung SCX-4100 ligada através da porta
     usb. O driver utilizado foi desenvolvido pelo próprio fabricante e
    também atualizado recentemente por uma vesão baixada do site do
     mesmo.
    O genciador utilizado é o cups

estacao 192.168.0.33:
     Possue uma impressora epson C87 ligada através da porta usb. O driver
     utilizado foi baixado   de  www.avasys.jp/english/linux_e/dl_ink.html
     O genciador utilizado é o cups

estação 192.168.0.30: (onde estou agora)
      Não possue nenhuma impressora fisicamente ligada a ela.
      Daqui, via linux, imprimo nas impressoras acima referidas e em
      todas as outras não mencionadas. Todas as impressoras são vistas.
      Nessa estação tem o vmplayer que roda o windows 98 original.
      Anteriormente acessava as impressoras via smb. Acontecia que
      no ambiente de rede não apareciam nem a hp 1020 nem a SCX4100
      E mesmo que eu colocasse o endereço na marra, nada funcionava.
      Baixei um patch para o 98 que permite à ele iprimir via ipp.
      Depois de instalado o patch a hp1020 passou a ser vista no ambiente
      de rede a scx4100, não. Também não entendi!

      Complicando. Quando instalo as impressoras no windows, escolho
      por exemplo,  http://192.168.0.18:631/printers/hp1020. Essa é então
      adicionada normalmente, inclusive seu driver é requrido pelo windows
      como de costume. Posso também optar na instalação por:
      http://192.168.0.30:631/printers/hp1020 (estação local) ou
      http://192.168.0.1:631/printers/hp1020  (servidor)
      Todas as opçoes acima são aceitas pelo windows sem problemas.
       Se coloco um endereço errado ou aponto para uma impressora que
       não existe, o windows reclama e não instala nada. Isso indica que
       nos casos anteriores, o windows encontrou e "convesou" com as
       impressoras como ele acha que deve ser feito.
Bom, quando imprimo para http://192.168.0.18:631/printers/hp1020
      a impresão sai do spool do windows e aparece na fila da
     192.168.0.18, mas nada é impresso. Nenhum erro nos logs.
Quando imprimo para http://192.168.0.1/printers/hp1020 a impressão sai do spool do windows vai para a fila de 192.168.0.1(servidor), mas para por aí, não vai para 192.168.0.18. Nenhum erro e indicado nos logs Quando imprimo para http://192.168.0.30:631/printers/hp1020(estação local) sai do spool do windows, aparece na fila de 192.168.0.30 segue para o servidor 192.168.0.1 e para por aí, não vai para 192.168.0.18.
       Nenhum erro é mencionado nos logs.

estação 192.168.0.33 : (epson C87)
       Utilizando qualquer um dos métodos acima, o trabalho é impresso
        normalmente, iclusive pelo smb.

  Eu disse que  era mais complicado.

Um detalhe que percebi agora: Apezar do window eviar a impressão e
liberar seu spool, indicando que a impressão foi bem sucedida, sempre
quando focalizo a hp1020 ou a SCX4100, no formulário de impressoras,
aparece  no lado esquerdo, em vermelho, a palavra pausa.