set PATH in gnome

Galera,

Já li um tanto de forums, mas não consegui resolver o problema.
Eu baixei na sun e instalei java no
/opt/jdk1.5.0_12
preciso desta versão específica do java, por isso não baixei no apt-get

então preciso incluir no PATH o diretório do java
export PATH=$PATH:/opt/jdk1.5.0_12/bin
simples, inclui isto no bash.bashrc
e funciona normal quando eu abro um terminal, mas não funciona para os atalhos no gnome

como eu faço para ajustar o PATH para que o gnome veja?

O que eu quero é aprender como ajustar o PATH, porque isto é ridículo! não sou usuário de ruindows.
Gambiarras para consertar isto eu sei fazer tb:
Por exemplo: ir no /usr/bin e fazer "ln -s" para todos os binários no java
Ou pior: chamar todos os programas através do gnome-terminal

Tentativas sem sucesso:
incluir no /etc/profile (não funcionou nem para o gnome-terminal)
incluir no /etc/rc.local
incluir no /etc/environment (este arquivo nem existia. Criei, e tb não funcionou)

Obrigado,

--
Henrique G. Abreu
henrique@turbokit.com.br