problemas com acentos no mutt

Olá!

Tenho um problema recorrente com mensagens de uma das listas de
discussão de que participo. Tenho a impressão de que o problema vem do
yahoo, mas queria achar pelo menos uma forma de contorná-lo no mutt.

O que acontece é que várias das mensagens que recebo por este tal
tem vários caracteres especiais substituídos por \223, \224 e outros
números do tipo, sempre com uma barra. Quando olho o corpo da
mensagem, o tipo declarado de conteúdo dessa parte da mensagem é text/plain, 8bit iso8859-1.
Se salvo somente esta parte (trata-se de uma mensagem
multipart/alternative 7bit) tenho o seguinte comportamento, que não
consigo entender.

O arquivo é lido perfeitamente quando leio com cat ou more. Ao ler com
less, todos os caracteres acentuados são substituídos por caracteres
de controle, do tipo <E3>. Se tento descobrir a codificação do arquivo
com file, ele me responde:

mail.txt: Non-ISO extended-ASCII text

A mesma mensagem é lida corretamente pelo kmail. Se abro o arquivo num
editor hexadecimal, como o embutido no mc, o primeiro caractere é 093,
que corresponde a 147 em decimal, dentro dos caracteres reservados
(system control characters [1]).

Como descobrir que tipo de codificação é esta? alguma idéia?

Tiago.

[1] -
http://www.blooberry.com/indexdot/html/tagpages/entities/charentity127-159.htm