Re: BROffice.Org com comportamento estranho ao abrir um segundo documento

On Sun, Jun 24, 2007 at 01:44:43PM -0300, Renato S. Yamane wrote:
> Pessoal,
> se eu estou com um documento aberto no BROffice.Org (Debian Etch) e abro
> um segundo documento o BROffice.Org inicia um novo processo na barra
> inferior do KDE que só desaparece depois de uns 30 segundos, e durante
> todo esse tempo o mouse fica com a animação de "ocupado".

Olá Renato,

Não entendi bem o que você esperava como resposta da lista, mas vão
algumas reflexões. Eu acho que é quase possível dizer que não se trata
de um bug, ou melhor, é um bug, mas que está no próprio princípio do
kde. O kde altera a forma do cursor para indicar que um programa está
iniciando, mas como é que o kde sabe que um programa ainda está
iniciando? Ele precisa que o programa mande um sinal para ele quando
termina de carregar, mas esse sinal não é padrão, isto é, os programas
que não são do kde não enviam normalmente este sinal. Nesse caso, o
que faz o kde? Tenta adivinhar. Não conheço o código fonte, mas
suponho que ele verifique se uma nova janela apareceu como
conseqüência do comando lançado. Mas não é isso o que acontece no caso
do broffice. O comando lançado verifica se já há uma sessão do
broffice em andamento e, caso haja, apenas envia uma mensagem para
esta sessão para que ela abra o documento em questão. Isto é, o
comando lançado realmente não resultou diretamente em nenhuma janela
nova, e o kde só pára de indicar o carregamento depois de transcorrido
o tempo limite.

Tudo isso para dizer que é um bug meio complicado, difícil de atribuir
(quem deve se adaptar, o openoffice ou o kde?) e provavelmente só
solucionável up-stream. Uma solução provisória pode ser desabilitar o
cursor de carregando apenas para o broffice, o que pode ser feito no
editor de menus do kde.

[]s,

Tiago.