antivirus no windows interfere com boot (grub)

Olá!

Estou com o seguinte problema, e não achei pistas no google. Tenho uma
máquina que está em migração para debian, com dual boot winxp / debian
pelo grub. Tudo funciona quase sempre perfeitamente bem, mas hoje,
pela segunda vez, apareceu o seguinte problema. Depois de uma
atualizaçãoi do antivirus (symantec) o linux não termina de carregar.
O grub funciona, o windows carrega, mas o linux pára em certo ponto.
Da primeira vez, fui até lá, entrei no bios, não vi nada de estranho,
saí e o linux entrou - fiquei sem entender a causa do problema, mas
não consegui reproduzir o problema. Dessa vez, dei as mesmas
instruções por telefone, mas não funcionou. Estou indo lá agora, mas
queria saber se alguém tem alguma experiência parecida, se tem alguma
solução conhecida fácil... O curioso é que o boot é interrompido sem
mensagem de erro; dá para ver mensagens de erro passarem pela tela,
mas as últimas mensagens são normais.

Alguma luz?

Tiago.