Re: ordem dos mp3 em um pendrive

On 6/1/07, Fabio Guerrazzi <debian@fg.med.br> wrote:

> Thadeu Penna wrote:

> Sim. Funcionou!!!
> É  simples de usar: com o pen drive montado, rode
>   fatsort -l /dev/sdb1  (ou onde o pen drive foi detectado, meu hd é sata
> é o sda).
> Isto te mostra  a ordem dos arquivos. Para ordernar, você tem que
> desmontar
> o volume e aí rodar
>   fatsort /dev/sdb1
>
> Ele avisa que se o pen drive tiver  com algum problema  com a FAT, pode
> ser
> [...]

Não entendi... Alguém pode me explicar como isso funciona? É problema na
formatação do pen drive? Só ocorre quando se escreve na partição usando
linux?

Thadeu, qual a marca/modelo do som?

É que os pen drives vem formatados como  FAT32. A FAT (tabela de alocação de arquivos) cria um índice que ordena os arquivos pela ordem em que eles foram criados. Aí o som do carro (um Buster baratinho mas que dá conta e lê pen drives e memory cards)  lê as pastas dos MP3 mas não toca na ordem, por exemplo, alfabética ou numérica das faixas (01,02,etc.), mas na ordem que está na FAT.  O que o programinha mágico faz é ordenar a FAT por ordem alfabética/numérica. Você então renomeia os mp3 para 01-xxx,02-xxx, (usando o EasyTags, por exemplo) e você terá a pasta tocando como se fosse um CD :)

Outra maneira seria você salvar os arquivos um a um na ordem em que quisesse que fossem tocados...

[]s
--
Thadeu Penna
Prof.Adjunto - Instituto de Física