Re: afinal qual a diferença entre apt-get e aptitude [era boot splash]

Em Qua, 2007-05-23 às 11:20 -0300, Zandre Bran escreveu:

> [...]
>
>     Tanto o apt-get e variações, como o aptitude são utilizados em
> linha de comando (man apt-get e man aptitude), a diferença entre eles
> está em como lidam com depends, suggests e recommends dos pacotes. O
> apt-get apenas instala os depends. O aptitude instala os depends,
> suggests e como opção recommends.
>
>     Se o APT trabalha na instalação de pacotes obtidos em
> repositórios, o dpkg manipula o pacote em si. Por isto, para instalar
> um pacote .deb diretamente, utiliza-se o comando dpkg -i <pacote>.
> Para configurar um pacote já instalado, dpkg-reconfigure <pacote>.

apenas complementando

o apt-get instala o pacote e suas dependências assim como o aptitude,
MAS quando vc desistala um pacote o apt-get desinstala somente o pacote
solicitado deixando as dependências na máquina e o aptitude desinstala
tambem as dependências do pacote

Portanto use sempre o aptitude se posível.

aproveitando vc tem uma interface ncurses do aptitude , basta digitar
aptitude na linha de comando e enquanto ele está baixando os pacotes vc
pode jogar campo minado...90)))

[]s