[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

RES: Microsoft exigirá royalties de usuários e desenvolvedores de Linux



Antes de sairmos jogando pedras nas “janelas” da Microsoft, vamos parar para pensar um pouco. Li tanto o assunto mostrado abaixo (http://idgnow.uol.com.br/mercado/2007/05/14/idgnoticia.2007-05-14.1193491933) quanto o escrito no CNNMoney.com (http://money.cnn.com/magazines/fortune/fortune_archive/2007/05/28/100033867/index.htm) e digo que muita coisa ainda vai rolar. Temos que encarar os fatos. O texto da idgnow é mera notícia enquanto o texto da CNN vai mais longe (3 páginas – uma verdadeira reportagem) e é mais esclarecedor. Esqueçam por completo a idéia de que a Microsoft possa acabar com o Linux (se fosse possível, a M$ e seus advogados já o teriam feito). O texto da CNN é mais esclarecedor, porque mostra o que a Microsoft poderia fazer e quais são as suas chances reais. Ao meu ver nem sequer passa pela cabeça da M$ destruir o Linux (e Free Software), o que ela realmente quer é arrancar dinheiro das grandes empresas (americanas e no mundo todo por extensão), alegando que sua propriedade intelectual está sendo violada. O que é mais importante ainda no meu ponto de vista é que o artigo da CNN Money destaca que da Fortune 500, mais da metade das empresas usam Linux (More than half the companies in the Fortune 500 are thought to be using the free operating system Linux in their data centers.) e ainda mais, de que o SL tem grandes corporações que o “sustentam” como IBM (Charts, Fortune 500), Sony, Philips, Novell, Red Hat (Charts) e NEC e que estão preparadas para enfrentar possíveis ações como as da M$ através do Open Invention Network, um conjuto de patentes já adquiridas.

Para encurtar um pouco o assunto, que patentes são estas? Algo que se quer a M$ citou ainda. Digo mais o que a Microsoft criou que possa estar no Linux. Creio que ela tem que estar preparada pois, empresas como a Xerox e Apple haviam criado ícones, janelas e outras coisas mais que estamos vendo em nossos computadores pelo menos quatro anos antes de surgir a M$. Dez anos antes de surgir o Win95, já havia Apple com um gráfico bem legal (janelinhas e coisas similares). Eu usei o OS2Warp da IBM  dois anos antes do Win95 em um i386 com 16MB de RAM (sim, sou um Sr. de  44 anos).

Não creio que a M$ irá fazer frente a todos os usuários de Linux e similares. É muito gente para ela arrastar para os tribunais. Há já ia me esquecendo, o texto da CNN cita também que o conceito do SL é um conceito mais sofisticado do que as pessoas pensam e que está sujeito a uma licença própria (diga-se Copyleft) e Richard Stallman antecipou 20 anos atrás o que o SL iria sofrer agora. (Yes, free software is a more sophisticated concept than many people think, and it is subject to a legally enforceable license of its own. That license was written by free-software inventor Richard Stallman, who anticipated 20 years ago all the threats free software faces today. Foremost among those threats, Stallman understood, were patents.)

Amigos, durmam tranqüilos, como diriam aqueles que me antecederam de longa data, “CÃO QUE LADRA NÃO MORDE”.

Saudações GNU/Linuxianas!

 

De: arnoldo junior [mailto:linuxlistas@gmail.com]
Enviada em: terça-feira, 15 de maio de 2007 00:19
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Re: Microsoft exigirá royalties de usuários e desenvolvedores de Linux

 

 

Em 15/05/07, arnoldo junior <linuxlistas@gmail.com> escreveu:

Deu no IDG Now
O

O que vcs acham da notícia?
Essa M$ se acha o quê mesmo hein?
Qual a resposta que nós do SL podemos dar?
Digo em têrmos de ações de boicote a M$. Algo que responda a altura da ofensa!!!
Vejam em
http://idgnow.uol.com.br/mercado/2007/05/14/idgnoticia.2007-05-14.1193491933


Reply to: