Re:Problema com placa de rede

 Oi,

 Digita dmesg|grep eth
 confere se no output tem a placa. Se não tem precisa carregar o módulo com o modprobe, já aconteceu no passado de placas vagabundas ou estranhas (não é o caso da sua 3com) aparecerem no lspci mesmo sem carregar o módulo. Pode forçar nas aliases do modprobe (man modprobe.conf) ex.: alias eth0 sis900.
 Em /etc/network/interfaces pode editar as configurações de rede. É mais rápido e prático que qualquer outro meio (painel de controle do windows, yast do suse, ...) é simples, vou colar o meu:
------
# vai carregar automaticamente o loopback
auto lo
# config do loopback
iface lo inet loopback

# eth0
auto eth0
# pega ip automático do modem
iface eth0 inet dhcp

# eth1
#auto eth1 - nesse caso não carrego automatico, meu provedor é uma caca, preciso primeiro pgar ip do modem, e uns segundos depois eu carrego a eth1 em outro lugar, é uma placa pra rede interna.

iface eth1 inet static
        address 10.1.1.1
        netmask 255.255.255.0
        broadcast 10.1.1.254

#iface eth2 inet static - no momento esta outra rede não está em uso
#        address 192.168.72.11

------