Re: emule / iptables / nat / linux roteador.. o que está errado?

      De: "Felipe Augusto van de Wiel (faw)" felipe@cathedrallabs.org
    Para: "debian-user-portuguese" debian-user-portuguese@lists.debian.org
    Data: Tue, 08 May 2007 23:48:34 -0300
 Assunto: Re: emule / iptables / nat / linux roteador.. o que está errado?

> 	Você não fez nenhuma restrição, ou seja, os pacotes são aceitos
> em todas as cadeias.

 Inicialmente minhas regras liberavam tudo, não entendi porque não funcionava, por isso fiz algumas coisas aparentemente "redundantes" ao longo das outras regras. Decidi colocar explicitamente as coisas, para testar.

> 	Ok, você está mascarando todo o tráfego da sua rede interna.

 Assim que granular melhor o que será usado por cada host vou carregar as regras para liberar sob demanda, por hora é isso acima.

> 	Essas regras não fazem nenhuma diferença, sua POLICY é ACCEPT
> para a cadeia de INPUT, ou seja, você aceita tudo que chega.

 Idem.

> 	Mesma coisa.

> 	Veja, você redirecionou o tráfego TCP da porta 41002 e lá em
> cima você mexeu com o tráfego UDP, como eu disse, a regra de ACCEPT
> não fará diferença, mas pode ser que você tenha errado o DNAT do
> protocolo.

 Está errado apenas no email, 41002 é udp mesmo. Copiei e colei errado.

> 	Para casos especiais o iptables tem os módulos de conntrack, ou
> connection tracking, isso se aplica no FTP atrás de NAT, não sei se é
> aplicável ao protocolo do emule/ed2k. Tente olhar com iptraf para ver o
> estado das conexões, pode ser que ajude a compreender melhor o que está
> acontecendo.

 Ok, valeu. Agora está funcionando, não sei se porque adicionei outros estados de conexão (novas, estabelecidas, relacionadas) ou simplesmente porque os clientes p2p ficaram rodando por períodos maiores.