Re: Lançamento do Etch

On 02/15/2007 05:46 PM, Renato S. Yamane wrote:

> Não li na mídia, foi o próprio Steve Langasek que informou isso em
> 16/Nov/2006
> na debian-devel-announce:
> "...We hope to still release in December 2006..."

	"We hope" é nós temos esperança, não nós vamos lançar, é bem
diferente, é uma frase idiomática e descreve _bem_ a sensação do
Release Team na época, ou seja, você continua falando do que não sabe.

> OK, ainda temos 100 bugs RCs para serem resolvidos (assim como a 52 dias
> atrás).

	Temos? Você vai resolver algum? Pensei que disse que não ia ajudar.

> Temos somente mais uns 20 dias para resolve-los segundo a sua informação
> de que o Etch poderia ser lançado entre Fev/Março.

	Temos? Parece que você resolveu abraçar a causa.

> Você também sabe muito bem que a maioria dos bugs não são relativos ao
> Kernel e ao D-I.

	Sei? Você afirma com bastante propriedade, mas ainda acho que
deveria seguir meu conselho e ir brincar lá fora ao invés de ficar
mandando mensagens na d-u-p irônicas e chamando gestores de TI de
ameba, mostrando claramente que você realmente precisa aceitar a outra
sugestão que eu dei: "Grow up, get a life!".

	Tentando ficar on-topic, sim, temos ~100 bugs RC, sim temos
uma equipe de release muito boa e um processo de QA rígido. Sim,
temos planos de lançar em fevereiro/março e vamos fazer o possível
pra isso. Goste você ou não.

> Foi você que disso que ele seria lançado entre Fevereiro e Março, e não eu.

	Fevereiro/Março é diferente de fevereiro. E eu não sou a
palavra final em calendários, isso é software, problemas são
descobertos a cada dia, alguns de nós leem relatórios de bug e
tentam ajudar, outros ficam fazendo cena de usuários ofendidos na
lista de suporte.

> Eu comentei que isso ainda demoraria, no mínimo mais 2 meses.
> A questão é: As datas divulgadas são totalmente fora da realidade.

	A questão é: você continua sem saber do que fala.

	A única data divulgada foi a de 04.dez, desde então trabalha-se
com previsão e infelizmente as previsões tem falhado por fatores que
você *claramente* desconhece.

	Pra todos os efeitos, essa "thread" já incomodou usuários
demais, eu só não acho justo deixar nos arquivos a idéia de que não
há organização e comunicação e de que é divertido ficar errando
prazos, desde o começo do etch o ciclo previsto era de 18~24 meses,
tentou-se em 18, grandes chances de ser em 21, mas talvez tenha que
ser em 24. Seja como for, será com a maior qualidade possível, por
que é o Debian.

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)