Re: Arquitetura 32 e 64

Em Thursday 08 February 2007 11:02, Fábio Rabelo escreveu:
> Bom dia, 99% correto !! ;- )
> O nome deste processador é Itanium, sem o " T "   ;- )
>
> Esta arquitetura está em vias de extinção,a Intel está tentando uma
> última cartada, desenvolvendo uma nova familia de processadores Itanium
> q seja pino a pino compatível com os novos Xeon, pto poderiam utilizar a
> mesma motherboard, mas eu acho improvavel q faça alguma diferença ...
> As máquinas AMD64 venderam nos 6 primeiros meses de lançamento o DOBRO
> do q o Itanium tinha vendido em quase 3 anos de mercado !!!
> Exatamente por causa desta "pequena" pessão do mercado é q a Intel
> [...]

AFAIK, A diferença entre um Itanium e um Opteron é que o primeiro é uma
arquitetura 100% 64bits que tem uma camada de emulação para 32 bits.
E o Opteron é meio que ao contrário, é um x86 32bits que foi "redimensionado"
para 64 bits.
Como o Opteron pode rodar perfeitamente aplicativos 32bits, levou vantagem em
relação ao Itanium. Mas, se $$ não fosse problema, eu pensaria com muito
carinho ;) sobre o Itanium:

http://h20341.www2.hp.com/integrity/cache/331424-0-0-0-121.html
http://h20341.www2.hp.com/integrity/cache/340168-0-0-0-121.html

Eu vou tentar achar um benchmark feito por uma universidade (Inglesa, eu acho,
já faz um tempinho que eu li isso) em que o Itanium venceu 13 dos 15 testes
feitos.

[ ]'s

--
Remember, remember the 8th of November...
The OS upgrade season and plot