[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: RES: Arquitetura 32 e 64



Não Sr. a AMD NUNCA teve nenhum processador com "núcleos virtuais" como a tranqueira do HT !!! O HT só funciona como dual core em operações com inteiros, qdo a instrução é de ponto flutuante ele só executa uma instrução por vez !!! Isso fazia q com software do mundo real, como por exemplo Photoshop, ele fose mais rápido com o HT DESABILITADO do q com o HT funcionando !!! ( Ou menos lento, dependendo do ponto de vista !!! ;- )) .. ) O X2 e o vindouro X4 tem respectivamente 2 e 4 núcleos REAIS ou físicos, como preferir chama-los, CADA um deles capaz de executar PELO MENOS uma instrução por vez, seja esta instrução de inteiros seja de ponto flutuante !!! ( pelo menos uma pq os Athlon64 usam todos os truques de aumento de performance conhecidos para tentar executar mais de uma instrução por vez em cada um dos núcleos reais )
Em tempo : HT p/a Intel significa Hiper Threading .
A AMD tem uma tecnologia q tb se chama HT, porém neste caso o acrônimo é p/Hiper Transport, q é a tecnologia de comunicação entre os processadores Athlon64 e o mundo externo . ( leia-se "north brigde" , q na verdade não é um north brigde, pois como já disse em msg anterior, a AMD embutiu o controlador de memória no proprio processador, pto este canal de comunicação é apenas p/periféricos, como barramento PCI ou PCI-e, áudio, rede, usb, SATA, etc, para "falar" com a memória do sistema a AMD usa um outro canal totalmente independente, aumentando em MUITO a largura de banda, pois a memória não tem mais q "competir" com a placa de vídeo, a placa de rede e etc como os chipsets da Intel fazem .... ) Os em breve extintos Socket 754 tem um canal HT ( Hiper Transport ) os Socket 939 e AM2 tem dois canais HT, os antigos Opteron Socket 940 ( q foram a primeira geração de Opteron e já estão fora de linha !! ) tinham 4 canais HT, e os novos Opteron SocketF ( a segunda geração de opterons ) tem 6 canais HT .

Não sabia q os Core2Extreme usavam 2 núcleos reais e dois virtuais, eles acabam de cair EM MUITO no meu conceito !!! ;- ))

Fábio Rabelo


Bruno Henrique de Oliveira escreveu:
Boa tarde,

Não tinha o conhecimento que existia para compra no mercado tais
processadores X2 da AMD. A Intel ainda confundo quando trata-se de
núcleos nos processadores e acredito que deve haver uma confusão em
relação a isso também nos AMD.

Uma coisa e falarmos de dois núcleos físicos e outra e falarmos de dois
núcleos virtuais, conhecidos como tecnologia HT. O Core2Extreme possuí
dois núcleos fisicos, onde cada um tem a tecnologia HT, sendo assim seu
sistema trata como se fosse 4 processadores. Não sei sobre o que vou
falar, mais acredito que a serie X2 da AMD seja como se fosse uma
tecnologia HT, seus dois núcleos não são fisicos e sim virtuais.

A diferença entre HT e Core2 é núcleo fisico e virtual. É claro que o
fisico a velocidade e bem maior na hora do processamento.



Reply to: