Re: Arquitetura 32 e 64

Existem várias opções, esta página da Tyan lhe dá uma panorâmica :

http://www.tyan.com/product_board_list.aspx?cpuid=4&socketid=16&chipsetid=99999

Mas qdo o assunto é AMD64, o chipset da motherboard se torna secundário, pois o controlador de memória está embutido no processador e NÃO no chipset, como ocorre com os processadores Intel, e este é justamente o GRANDE diferencial da AMD !!! CADA processador AMD Athlon64 tem dois canais de memória, permitindo "dual bancked RAM" .
Porém, cada Opteron tem 4 canais !!!
Uma motherboard p/dual Opteron terá 8 canais de comunicação com a memória, 4 em cada processador, o q assegura uma GIGANTESCA largura de banca entre o/os processadores e a memória, mais q dobro da Intel ! A intel está preparando uma nova familia de processadores q imitará o controlador de memória embutido dos AMD, não me lembro o nome agora, mas deve chegar ao mercado no final deste ano .
Mas pode ter certesa d q a AMD tb está preparando alguma coisa !! ;- )))

Fábio Rabelo