Re: Openvpn

On 02/06/2007 12:01 AM, sluiz wrote:
> [...]

[...]
>  São 3 links de 64k fornecidos peça Embratel e um velox de 300 pela Telemar
> Pelo túnel entre as empresas passariam aplicações em clipper sob o dosemu,

	Isso é leve.

> acesso à banco de dados(firebird), aplicações em java,

	Isso deveria ser leve (o que é contraditório já que Java não costuma
ser leve, mas esta é outra história e tem a ver com hosts e não com redes).

> muitos e-mails,

	O que você chama de muitos e-mails? 100k/dia?

> alguns com imagens pesadas,

	O que é uma imagem pesada? 20MB?

> rsync de 5 em 5 minutos,

	rsync é um dos protocolos de menos custo de transporte

> impressões(cups) e tudo mais
> que passa em uma rede local.

	Muito do que você descreveu não passa na minha rede local, e
dificilmente isso indicaria gargalo de rede, mas o seu link é pequeno,
64KB não é exatamente o que pode ser chamado de "conexão corporativa".

> Essa é a primeira vez que esbarro em uma VPN.  Estou mesmo bem crú, mas
> é assim mesmo, né? Esse é o bom da coisa.
>
> Mas num pensamento bem primário imaginei várias ligações P2p por falta de
> documentação em português sobre openvpn no modo servidor. Você conhece
> alguma boa?

	A documentação oficial do OpenVPN é muito boa e se não me
engano uma parte estava traduzida.

> Deixa eu te fazer uma pergunta bem idiota. Um cliente que tem que se
> comunicar com quatro servidores simultaneamente , deve ter quatro
> arquivos de configuração diferentes e invocar o comando openvpn.......
> quatro vezes, ou ter apenas um arquivo de configuração para os quatro
> servidores e invocar o comando openvpn... apenas uma vez? Me perdoa
> por essa pergunta.

	Depende do seu layout, é possível fazer o OpenVPN levantar
apenas uma conexão e através de um ponto ter acesso aos outros
pontos, essa seria exatamente a vantagem, mas você teria que fazer
destes e definir a topologia da rede pra atingir isso de forma
eficiente.

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)