Re: desmontagem automatica de NFS

Em Sexta 02 Fevereiro 2007 12:28, Marcos Lazarini escreveu:

> [...]
> VFS usa p/ fazer quase tudo, e um simples ls já inicia o problema... E
> quando o server cai, não dá p/ desmontar pois ele fica aguardando uma
> resposta da máquina que foi desligada.... P/ piorar, parece que essas
> coisas não tem timeout, já vi ficar mais de 15 min e nada do cliente
> desistir de esperar.
>
> Mas isso aqui é linux, não windows ;-) Não precisa reiniciar o
> cliente; nessas horas basta religar o servidor - o cliente volta
> afuncionar como mágica... :-)
>
> Se a disponibilidade é um problema, melhor vc partir p/ outra solução

Marcos,

acho que usei a definição de servidor inapropriadamente. Trata-se do uso de
diertório de um computador remoto em casa mesmo.

Exemplo:

Tenho um diretório /home/Publico/Musicas no meu Laptop.

Neste dir eu tenho algumas músicas em mp3. No meu desktop é onde tenho todas
as minhas músicas, então, quanto estou em casa eu monto o dir do meu desktop
no meu laptop.

192.168.0.100:/home/Publico/Musicas /home/Publico/Musicas nfs defaults,users 0
0

Até aí é tranqüilo. O problema é quando alguém (meu filho) reinicia o
computador para jogar no outro SO. Daí ferra o meu laptop, tenho que
reiniciar.

Será que usar o samba seria mais flexível neste ponto? Ou existe outro tipo de
uso de arquivos remotos no Linux? Neste exemplo foi com músicas, mas eu tenho
vários outros sistemas montados via NFS.

Valeu
Inte
Ronaldo
--