Re: [OFF] Computador para Todos e o lado do consumidor

Junior Polegato - Linux wrote:

> Olá,
>
>  Agora que o pessoal do kernel do Linux resolveu fazer driver para
> tudo quando é dispositivo, acho que se a Microsoft não meter o bedelho
> e pagar para os fabricantes não fornecerem os dispositivos e
> informações necessárias para os desenvolvedores do kernel, quem sabe
> não vamos ter mais num futuro próximo problemas com drivers para
> dispositivos no Linux...
>
> http://br-linux.org/linux/desenvolvimento-gratis-de-drivers

Essa campanha de driver gratis e' uma jogada do pessoal do kernel,
junior (nao me entenda mal: e' uma BOA jogada). Se os kernel hackers
mundo afora conseguem escrever driver pra dispositivo usando engenharia
reversa, sem ter as specs, imagina tendo as specs na mao? Nao precisa
anunciar que vai desenvolver drivers gratis, se o fabricante bota uma
pagina com download de pdf das specs, ou manda email pro time do kernel
dizendo que um engenheiro esta disponivel pra responder perguntas, mais
hora menos hora alguem vai aparecer pra escrever driver. Sempre foi
assim que foi feito.
    E essa novidade de respeitar nda, isso nao e' muito praticavel. Se o
driver for de codigo aberto, a funcionalidade do dispositivo vai estar
toda ali explicada, nao tem como esconder, a nao ser liberdado so
binario, que nao e' o caso. Veja as placas da nvidia: tem driver 2d
livre, mas nao tem 3d. Se tiver 3d, independente de quem escreveu, a
funcionalidade 3d esta explicada ali. Nao e' boicote deliberado ao sl,
e' medo de espionagem industrial, protecao de propriedade intelectual, etc.
    O Greg, nao e´ de hoje, defende que o linux e' o SO atualmente que
tem o maior suporte a hardware. Ele tem diversos textos argumentando
isso, apresentacoes de slides, de uma olhada no site. Ele tem tentando
desfazer mitos que se criaram sobre o kernel. Essa campanha nova e' pra
desfazer concepcoes erradas que os fabricantes tem. No fundo nao muda
nada. Tudo continua como sempre foi.