Re: [OFF] Computador para Todos e o lado do consumidor

Rapaz! Esse texto está bom mesmo ein? Estou adorando ler essa discussão. =)

Bom, posso opinar um pouco a respeito? Vamos lá:

A respeito do que o Davi disse sobre gostar de NNF e o escambal, bom, eu acredito que ele faz parte de um grupo que eu chamo "carinhosamente" de "Os Açogueiros" [1]. E estes, ao meu ver, nem deveriam trabalhar com informática, deveriam voltar aos seus cortes de carne e viverem felizes para sempre.

Dizer que o windows configura os drivers automaticamente é um absurdo. Levando em conta que sem os famosos CDs que vem com cada placa que se compra, não é possível fazer nada, principalmente tratando-se de modems para internet discada e de dispositivos de video 3d. Enquanto isso, 99,9% das distribuições do mercado já vem com drivers pra todos esses hardwares.

Eu comparo o Windows com Jesus. Não sou católico, se alguém aqui for, me desculpe, mas essa é a forma como eu penso: Tanto um quanto o outro não foram ninguém além de uma boa equipe de marketing. Não fazem, não fizeram e nunca farão nada de especial, são como qualquer outro, porém tiveram jogadas de marketing que os tornaram "Top of mind".

Por que eu uso linux? Primeiramente porque sou curioso. Sempre gostei de meter a cara em coisas novas, e no fim das contas o que aconteceu? Gostei mais dele do que do Windows. Por ser livre? Por ser gratuito? Por ser nerd? Não, simplesmente fui com a cara dele, achei que me servia melhor e aqui estou. Tenho que brigar com todo mundo a cada vez que alguém defende o windows sem saber o porque está fazendo isso, simplesmente porque a maioria dos seres humanos não conseguem ver 2 lados de uma mesma moeda. Não param pra fazer análise nenhuma e falam sem conhecer o que se está lidando. Isso já chegou a render discussões imensas entre eu e meu pai, que é fanboy do Bill Gates.

Na minha opinião o que está errado nisso tudo é primeiramente a falta de curiosidade do povo, que ouve a palavra windows e já corre de pernas abertas, sem nem ao menos perguntar se tem outras opções. Depois, a falta de interesse dos ditos "tecnicos" e "professores" de informática, pois em qualquer esquina se acha alguém pronto a servir quando se trata de windows, mas dificilmente eu vejo alguém que presta suporte a linux ou uma escola dando cursos do mesmo.

A partir do momento que um leigo, leigo mesmo, compra um computador, como o Ruben disse, nem sabe o que tem instalado. Uma vez atendi uma senhora que não fazia a minima idéia do que era windows. Tive que ir até a casa dela prestar manutenção, pois por telefone não consegu indicar um único clique.

Se esses planos do "PC pra todos" colocassem umas distribuições descentes, e os "técnicos" preguiçosos deixassem de "fazer o favor" de instalar um windows "cinza" nessas máquinas, o SL estaria em uma boa quantidade das máquinas hoje, levando em conta que essa inclusão digital do governo fez subir 600% a venda de computadores.

O que falta aqui é quebra de paradigma. Ninguem come macdonalds porque é bom, como pelo status, come porque é uma marca "top of mind". Windows é igual. Acho que todos aqui sabemos que hoje em dia windows é compativel com macs, mas de diga quantos mac tem windows instalado? Não me lembro de ter usado nenhum.

Resumindo: Windows não é necessariamente bom, só é o mais falado. Linux não é necessariamente dificil, só não se teve a curiosidade de explorá-lo ou procurar uma distribuição mais fácil. E o plano "PC pra todos" não é necessariamente ruim, só foi (como sempre) mal colocado pelo governo.

[1] http://chmod007.blogspot.com/2006/12/os-aougueiros.html