Re: NDISWRAPPER

Fala aí Wagner, blz ?

Recentemente eu apanhei um pouco com relação ao ndiswrapper, mas fi-lo funcionar num Debian Sarge 3.1.

Foi usado como Access Point um Roteador D-Link DI-624, e placa de rede foi uma D-Link DWL-G520 Air Plus de 108 mbps.

Essa placa tem driver para Linux no site da Atheros, fabricante do chipset... mas nunca consegui compilar.

No meu caso usei o ndiswrapper, baixei, compilei e instalei direto dos fontes.

Para isso, instalar os pacotes do Kernel-Source, Kernel-Patch, Kernel-Tree, Module-Assistant, Kernel-KBuild, Kernel-Headers (386 e 686).

Descompactar o Kernel baixado, criar o alias e copiar o .config para dentro:

tar xfvj kernel-source-2.6.8.tar.bz2
cd /usr/src/
ln -s /usr/src/kernel-source-2.6.8 /usr/src/linux
cp -pv /boot/config-2.6.8-2-686 /usr/src/linux/.config

Ainda tive que instalar outros pacotes:

wireless-tools, bzip2, debhelper, alien, rpm

Baixar o fonte do ndiswrapper ( ele já está na versão 1.17 ):

http://sourceforge.net/projects/ndiswrapper/

Copiar para o /usr/local/src

cd /usr/local/src
tar xfvz ndiswrapper-1.15.tar.gz
cd ndiswrapper-1.15

#=============================
#  Para Linux que não seja DEBIAN
#=============================

make
make install

Se der erro na compilação, forçar o diretório dos headers:

make KBUILD=/usr/src/kernel-headers-2.6.8-2
make KBUILD=/usr/src/kernel-headers-2.6.8-2 install

Para desinstalar:

make uninstall

#=============================
#  Específico para o DEBIAN
#=============================

fakeroot debian/rules binary-modules
fakeroot debian/rules binary-utils

ls /usr/local/src/*.deb
mv /usr/local/src/*.deb /var/cache/apt/archives/

dpkg -i /var/cache/apt/archives/ndiswrapper-utils_1.8-1_i386.deb /var/cache/apt/archives/ndiswrapper-modules-2.6.8-2-686_1.15-1_i386.deb

# ou para o Pentium 4:
dpkg -i /var/cache/apt/archives/ndiswrapper-utils_1.8-1_i386.deb /var/cache/apt/archives/ndiswrapper-modules-2.6.8-2-686_1.15-1_i386.deb

Para desinstalar:

dpkg --purge ndiswrapper-modules-2.6.8-2-686 ndiswrapper-utils

Testando se foi instalado corretamente:

ndiswrapper -h

Levantar o Módulo:

modprobe ndiswrapper

Para uma compatibilidade com a criptografia WPA/PSK, deve-se instalar os utilitários 'wpa_supplicant'

http://hostap.epitest.fi/wpa_supplicant/  - Seção Download

Copiar para /usr/local/src/

cd /usr/local/src/
tar xfvz wpa_supplicant-0.4.9.tar.gz
cd wpa_supplicant-0.4.9

Criar um arquivo de configurção '.config' com o seguinte conteúdo:

vi .config

CONFIG_DRIVER_NDISWRAPPER=y
CONFIG_CTRL_IFACE=y

make
cp -pv wpa_supplicant wpa_passphrase wpa_cli /usr/sbin/

Criar um arquivo de configuração 'wpa_supplicant' em /etc

vi /etc/wpa_supplicant.conf

ctrl_interface=/var/run/wpa_supplicant

network={
  ssid="myssid"
  psk="mysecret"
  key_mgmt=WPA-PSK
  proto=WPA
}

Onde 'ssid' é SSID do Access Point e 'mysecret' é a passphrase (senha) do seu SSID

Para gerar uma senha criptografada, usar:

wpa_passphrase sua_ssid sua_senha

Copiar e colar a saída 'psk' no arquivo /etc/wpa_supplicant.conf exatamente como está.

Para executar:

/usr/sbin/wpa_supplicant -Bw -Dndiswrapper -iwlan0 -c/etc/wpa_supplicant.conf

Exemplo de configuração da interface:

vi /etc/network/interfaces

auto wlan0
iface wlan0 inet static
pre-up /usr/sbin/wpa_supplicant -Bw -Dndiswrapper -iwlan0 -c/etc/wpa_supplicant.conf
  address 192.168.0.25
  netmask 255.255.255.0
  network 192.168.0.0
  broadcast 192.168.0.255
  gateway 192.168.0.1
  post-down killall -q wpa_supplicant

Instalando a placa wireless - Criar um diretório para abrigar os drivers Windows:

mkdir /opt/wireless/d-link/dwl-520/driver
cp -pRv /mnt/cdrom/Drivers/Drivers/WinXP_2K/ /opt/wireless/d-link/dwl-520/driver

Usar o diretório e o modelo de sua placa de rede.

Instalar o Driver Windows XP:

ndiswrapper -i /opt/wireless/d-link/dwl-520/driver/WinXP_2K/NetA3AB.inf

Conferindo o diretório ndiswrapper:

ls /etc/ndiswrapper
ls /etc/ndiswrapper/neta3ab/

Para Listar o(s) Driver(s) Instalado(s):

ndiswrapper -l

Para Excluir um Driver existente:

ndiswrapper -e neta3ab

Este comando irá inscrever o ndiswrapper no modprobe, que irá carregá-lo ao iniciar o sistema.

ndiswrapper -m
modprobe ndiswrapper
ifconfig

Boa sorte, por que eu apanhei muito para fazer isso funcionar.

Abraços,

Sérgio.

=====================================
Senhores,

Estou a pouco de me considerar um completo "idiota", já li e re-li quase todos os how-tos, manuais, wikis, referentes a NDISWRAPPER e mesmo assim não consigo instalar o "maledeto" no meu Acer Aspire 3003 LCi, que usa uma placa da Broadcom que por sua vez utiliza os arquivos .INF nomeados como bcmwl5a.inf e bcmwl5.inf.

Já instalei direto pelo aptitude o ndiswrapper, wireless-tools, já compilei, já tentei de todas as formas que encontrei e não funciona.

Quando mando executar o modprobe para o ndiswrapper ele acusa que o driver não existe ou que não é compativel.

Alguma boa alma, poderia me auxiliar, ou me enviar um link / tutorial / wiki / howto que eu realmente consiga utilizar!

Já li;

       guiadohardware
       dicas-l
       wiki do ndiswrapper