Dúvida sobre chaves no GPG

Pessoal, estou usando o Kgpg para criar e gerenciar minhas chaves. Porém tenho algumas dúvidas sobre o funcionamento dessa ferramenta, na verdade é da sua aplicação prática.
Quando crio um arquivo sei como criptografá-lo com as chaves que tenho, mas imagino que dá pra utilizar no correio eletrônico também. Alguém poderia me indicar uma literatura ou dar uma dica de como assinar as mensagens que envio utilizando as chaves dessa ferramenta? Uso o Thunderbird e o gmail.

Agradeço qualquer instrução
Abraços
Tiago